Notícia

Ver notícia

Instalação de caixas de manobra ajuda a garantir regularidade no abastecimento e contempla setorização da região

As obras na Moacir Paleta já estão na fase final e passando por últimos ajustes nesta segunda-feira (9). Ontem (domingo, 8) foram concluídas as interligações das novas caixas de manobra instaladas no sistema SIR, conectando ao reservatório que está sendo construído no Belvedere. A melhoria vai trazer mais qualidade e regularidade ao abastecimento de mais de 15 bairros da região.

A etapa final das obras envolve testes de carga e reaterro dos locais que passaram por intervenções para a posterior repavimentação. A instalação das caixas de manobra também faz parte do programa de setorização da concessionária. Com isso, futuras manutenções na região poderão ser feitas de forma localizada, sem precisar interromper o abastecimento em todos os bairros da região.

As interligações foram feitas em toda a extensão da Moacir Paleta, quarteirão por quarteirão, reduzindo assim os transtornos para os usuários da via. Segundo o coordenador de engenharia da Águas de Valadares, engenheiro Rômulo Firmino, essa parte final da obra é a mais complexa.

Como a rede atravessa os dois lados da avenida, ela precisou ser totalmente fechada para que o trabalho fosse executado com segurança, tanto dos colaboradores da concessionária quanto dos usuários da via. Os trabalhos foram paralisados na madrugada de domingo e retomados nesta manhã.

O engenheiro explica que após a finalização dos testes de carga – um procedimento de segurança que utiliza o preenchimento com água para verificar a resistência, estanqueidade e integridade estrutural das tubulações do sistema já ativo – será feito o reaterro dos locais de trabalho e repavimentação.

A avenida permanecerá sinalizada e com desvios temporários. Neste período, o abastecimento poderá ser eventualmente suspenso. Para essas situações, a concessionária disponibiliza caminhões-pipa que podem ser solicitados pelo 0800 321 3001.

O reservatório Belvedere tem capacidade para 3,5 milhões de litros de água e colocá-lo em funcionamento representa a setorização dessa região. “Na prática isso significa segurança operacional, o abastecimento desses bairros quando manutenções forem realizadas na ETA Central ou algum conserto de rede nesse sistema”, explica.

A Águas de Valadares pede desculpas pelos transtornos. E reitera o seu compromisso de atuar de forma contínua e responsável para assegurar a prestação eficiente dos serviços de saneamento, contribuindo para a saúde pública e o desenvolvimento da população.

Águas de Valadares – Estamos aqui por você!

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Valadares.

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial

Intervenções no abastecimento Saiba mais
Intervenções no abastecimento