Notícia
Prevenir é sempre melhor que remediar. E foi pensando nisso que a Águas de Valadares realizou hoje (29), como atividade alusiva ao Dezembro Vermelho que é de Conscientização e Prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), um bate-papo informativo destacando prevenção, testes regulares e autocuidado.
O tema foi abordado pela psicóloga do CRASE, Nívea de Oliveira Lima Camilo, que destacou pontos sensíveis como a falta de informação, prevenção, a demora na busca por atendimento médico e o preconceito. O HIV ganhou destaque já que, segundo dados atualizados, a cada quatro infectados no Brasil, um ignora o diagnóstico.
Colaboradores aproveitaram a oportunidade para esclarecerem dúvidas. “A ação alerta para riscos silenciosos, dá ênfase ao autocuidado através do uso de preservativos, testes regulares e diálogo com parceiros. Convidamos todos a priorizarem hábitos preventivos diários”, destacou a palestrante.
O que é o Dezembro Vermelho?
O objetivo do Dezembro Vermelho é informar a população sobre o HIV, AIDS e outras ISTs, incentivando a testagem, o uso de preservativos, o tratamento (que permite qualidade de vida e impede a transmissão) e a proteção dos direitos das pessoas vivendo com o vírus.
A campanha alerta para a importância do diagnóstico e tratamento, mesmo com os avanços, pois o HIV ainda é um desafio de saúde pública, e a sífilis e outras ISTs também estão em alta.
As ações incluem campanhas informativas, oferta de testes na rede pública, distribuição de preservativos e discussões sobre prevenção, incluindo métodos como a PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição).




