Notícias

Ver notícia

Eles foram orientados sobre uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, prevenção de acidentes e as 10 Regras de Ouro que visam a segurança e são invioláveis e inegociáveis.

Para a Águas de Valadares, os colaboradores valem ouro! E é por isso que foram reunidos no pátio da empresa, nas manhãs de quarta-feira (15) e quinta-feira (16), para uma conversa sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. Os profissionais foram apresentados às 10 Regras de Ouro de Segurança, ouviram sobre prevenção de acidentes e trabalho em equipe.

Os temas foram apresentados pelo diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, pelo gerente de Serviços, João de Carvalho, pelo gerente de Saúde e Segurança, Sérgio Laraia e pelo gerente de Meio Ambiente e Qualidade, Fernando Garayo, que contribuíram para que a conversa fosse esclarecedora.

“Nossa prioridade é com a segurança de todos os nossos colaboradores. É por isso que exigimos o uso dos Equipamentos Individuais e Coletivos de Segurança (EPIs e EPCs), participação em programas de treinamento de segurança, procedimentos operacionais ou de instruções de trabalho, ações/atividades/itens invioláveis e inegociáveis. Queremos que todos voltem para casa, para as suas famílias, como chegaram aqui, bem”, disse o diretor-executivo, Marcos Antunes.

Quando ingressaram na Águas de Valadares, todos os colaboradores, de setores operacionais e administrativos, assinaram uma carta de compromisso com a Cultura de Segurança do Trabalho e assim se comprometeram a preservar vidas em suas rotinas de trabalho, por meio do respeito a 10 Regras de Ouro de Segurança (confira abaixo).

As regras visam prevenir principais riscos associados às atividades na empresa. “É sempre muito importante mantermos uma constante atenção nos riscos existentes em nossas atividades diárias. Devemos nos proteger e proteger ao próximo, seja ele nosso companheiro de trabalho, clientes e terceiros. Para que isso aconteça, devemos tratar a segurança do trabalho como um bem maior e inviolável, afinal quando a gente cuida, a vida acontece”, enfatizou Sérgio Laraia.

A ação faz parte de um projeto de fomento à Cultura de Segurança em todas as unidades da Aegea. Para Rogério Barbosa Esteves, que trabalha na manutenção de redes, recordar as 10 Regras de Ouro é importante. “Para ficar na memória e a gente não esquecer, precisamos ouvir sempre. Também consegui esclarecer muitas dúvidas, em especial na área do meio ambiente “, disse.

Conheça as 10 Regras de Ouro da Águas de Valadares

1ª Regra: Trabalho em Altura.

“Nunca realize ou autorize o trabalho em altura superior a 2 metros sem treinamento específico.”

2ª Regra: Espaço Confinado.

“Obtenha autorização e permissão antes de iniciar as atividades em espaço confinado”.

3ª Regra: Movimentação de Cargas.

“Planeje as operações de movimentação, isole e sinalize a área”.

4ª Regra de Ouro: Serviços de Escavação.

“Assegure que há medidas de

controles para os riscos e que a área esteja isolada e sinalizada”.

5ª Regra de Ouro: Bloqueio, Identificação de Zero Energia.

“Nunca execute manutenções ou intervenções em instalações sem ter certeza de que todas as fontes de energias (elétricas e fluídas) tenham sido bloqueadas, identificadas e testadas”.

 6ª Regra de Ouro: Veículos e Equipamentos Móveis.

“Para conduzir veículos e equipamentos móveis, mantenha habilitação e treinamento válidos e opere com autorização da liderança imediata”.

7ª Regra de Ouro: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

“Utilize todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos, os EPIs e EPCs) definidos para cada atividade”.

8ª Regra de Ouro: Análise Preliminar de Risco e Permissão de Trabalho.

“Somente inicie as atividades de alto risco (por exemplo: altura, espaço confinado, escavação e eletricidade) depois da Análise Preliminar de Risco (APR) e da Permissão de Trabalho (PT)”.

 9ª Regra de Ouro: Comunicação de acidentes e condição insegura.

“Comunique imediatamente para a liderança direta e para a área de segurança do trabalho todo acidente ou quase acidente de trabalho, bem como qualquer condição ou prática insegura”.

10 ª Regra de Ouro: Direito de Recusa.

“Nunca realize uma atividade sem conhecer os riscos e sem cumprir todas as medidas de controle exigidas”.

Compartilhar:

Veja Também

Qualidade da Água & Regulamento de Serviços Saiba mais
Qualidade da Água & Regulamento de Serviços

Aqui você encontra os relatórios e documentos de interesse público da Águas de Valadares.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.