Notícia
Além de esgoto coletado e tratado através de uma ETE, as obras incluem ligações de água, garantindo qualidade de vida para a população
Um dia histórico para a cidade: a Águas de Valadares lançou hoje (4) as obras de saneamento básico no Vale Pastoril IV, primeiro bairro do município que terá esgoto coletado e tratado. Além disso, o bairro irá receber obras de rede de água. O lançamento contou com a presença do prefeito André Merlo, de vereadores e outras autoridades. Moradores também marcaram presença no evento e celebraram a conquista.
A comemoração chega em dose dupla, já que as obras são necessárias para que a Prefeitura prossiga com o processo de regularização da área. “Agradeço à Águas de Valadares e Prefeitura por essa obra que vai tornar nosso bairro modelo para a cidade. Só quem mora aqui e conhece a nossa realidade sabe que estão trazendo dignidade para todos nós, moradores”, disse emocionada a presidente da Associação de Moradores do bairro, Sirlene Gláucia da Silva.
Em seu discurso, o prefeito André Merlo destacou a luta que travou para que a comunidade tivesse energia elétrica, ruas com nomes, casas numeradas e anunciou que o processo de regularização fundiária da área está em andamento. “E agora ela vai ter água potável, esgoto coletado e tratado. Isso é muito importante, porque estamos falando de saúde e dignidade”, destacou o prefeito.
“E essa parceria da Prefeitura com a Águas de Valadares me dá felicidade, sentimento de dever cumprido”, completou o prefeito, lembrando que apesar de o Município ter até 2033 para cumprir o Marco Regulatório do Saneamento, a concessionária já está adiantando o trabalho.
O diretor-presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, elencou os benefícios das obras para os moradores. “Ao implantar redes de água potável, coletar e tratar o esgoto, ofereceremos melhorias significativas na saúde dos moradores, meio ambiente, além de contribuir para a valorização imobiliária. Estamos muito felizes em começar por aqui o nosso trabalho de coleta e tratamento de esgoto de Valadares”, disse.
A previsão é de que as obras sejam concluídas até dezembro deste ano. O cronograma será apresentado aos moradores em reunião agendada para a próxima terça-feira (9) às 19h, na Rua Coqueiral, 294.
Obra
A solenidade marca o início das obras de implantação de rede coletora de esgoto e rede de distribuição de água no local. Serão investidos mais de R$ 2,5 milhões na implantação de cerca de 4.000 (quatro mil) metros de extensão de rede que vão beneficiar diretamente a cerca de 1.000 (um mil) moradores, além de mais de 250 novas ligações.
Também será implantada uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no local, a primeira a ser instalada e operada pela Águas de Valadares na cidade, um marco histórico para o Município que avança em saneamento básico, um direito de todos e compromisso da empresa com os moradores de Valadares. Sua capacidade de tratamento será de 155 mil litros por dia.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!