Notícia
As áreas próximas às lagoas estão recebendo uma atenção especial; nesta semana a limpeza acontece no Sir
Prevenir é melhor que remediar. É com essa máxima que a Águas de Valadares está realizando manutenções preventivas nas redes de esgoto da cidade. Os trabalhos já passaram pelo Mercado Municipal, Santa Rita, Lagoa Santa e Vale do Sol. Nesta semana, a limpeza acontece no bairro Sir.
O objetivo da ação é reduzir os transtornos para a população, preservar as redes e garantir a eficiência do sistema. Além de uma equipe especializada, a concessionária utiliza caminhão hidrovácuo (veículo com alta tecnologia que se destaca por sua grande versatilidade na realização dos serviços, sendo utilizado para a sucção de pedras, areias e lixo nas redes), e um caminhão-pipa para a limpeza dos locais que passaram por intervenção.
O supervisor de Serviços Wander Barbosa destaca que os trabalhos estão sendo direcionados por um mapa de calor que identificou os pontos mais críticos para entupimentos de redes e extravasamentos de esgoto nas vias. Os resultados são positivos.
No Santa Rita, por exemplo, o número de pedidos para desobstruções de redes de esgoto caiu consideravelmente.” Em julho, foram 57 pedidos de desobstrução. Agora, em agosto, temos nove”, exemplificou. Nesta semana a limpeza acontece no Sir.
LAGOAS
As áreas próximas às lagoas estão recebendo uma atenção especial para evitar que em eventuais extravasamentos o esgoto percorra a região e, involuntariamente, chegue à esses mananciais. Triagens são feitas com frequência nas redes próximas. “Dependendo do volume de esgoto, já fazemos a limpeza. Esse cuidado é para evitar que o esgoto extravase e, eventualmente, caia nas lagoas”, explicou Barbosa. Na lista de lagoas monitoradas estão a do Castanheiras, Pérola, Lagoa Santa e Mutuã.
OBRAS
Essa ação faz parte do conjunto de melhorias e ações estruturantes promovidas pela Águas de Valadares para aprimorar o saneamento na cidade. Dentre eles está a instalação, em julho, de 408 metros de rede de esgoto auxiliar no Estradão do Penha.
Essa tubulação foi projetada para reforçar a rede existente e atender à demanda da região que cresce mais a cada dia com novos loteamentos e empreendimentos.
MAU USO DA REDE
É importante destacar que os extravasamentos ocorrem devido ao mau uso da rede de esgoto. A população pode colaborar evitando o descarte de lixo de qualquer natureza, bem como óleo de cozinha nas tubulações, prevenindo entupimentos e transtornos.
A Águas de Valadares reforça seu compromisso com a comunidade e está à disposição para atender solicitações e esclarecer dúvidas. Os serviços podem ser solicitados pelo telefone 0800 321 3001, que funciona por ligação ou WhatsApp, garantindo um atendimento ágil e eficiente.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!



