Notícias

Ver notícia

A atualização do parque de hidrômetros é uma das ações da concessionária para garantir a medição correta e reduzir perdas de água

A Águas de Valadares dará início, nesta quinta-feira (11), a substituição de hidrômetros na cidade. A previsão da concessionária é que 5,5 mil hidrômetros sejam substituídos nessa primeira etapa, de forma setorizada – por região, e que o trabalho seja continuado à medida da necessidade. A iniciativa ajuda a combater perdas de água e é uma prática comum em concessões de saneamento para atualizar o parque de hidrômetros, que é antigo no município.

Todos os hidrômetros que serão trocados têm selo do Inmetro e atendem às normas vigentes. São equipamentos novos, aferidos, com ensaios de verificação, além de controle de rastreabilidade.

Como qualquer equipamento mecânico ou de precisão, o hidrômetro também está sujeito a desgastes que podem comprometer o seu pleno funcionamento. Desta forma, a atualização do equipamento garante uma medição precisa do volume de água que é consumido pelo cliente, além de contribuir para a redução das perdas totais da água distribuída na cidade, sejam essas visíveis ou não.

“Essa troca de hidrômetro vai gerar maior eficiência operacional, garantir mais segurança de leitura, tanto para os clientes quanto para a concessionária, e aprimorar o sistema de abastecimento da cidade”, explicou a coordenadora Comercial Juliane Ferraz, lembrando que os hidrômetros que serão instalados têm tecnologia de ponta.

Importante saber que os novos hidrômetros não interferem no consumo do imóvel. Isso porque registra somente o volume real de água que está sendo consumido/utilizado.

Vazamentos

Caso o cliente perceba que a conta aumentou após a troca, é provável que o hidrômetro antigo não estava mais medindo com precisão a quantidade de água realmente usada no imóvel.

Outro motivo bastante comum é a existência de um vazamento interno e que o usuário só percebe depois que há a troca do hidrômetro. Neste caso, é preciso fazer um teste na residência com esse passo a passo simples: 

  • Feche torneiras, chuveiros e desligue todos os aparelhos que utilizam água.
  • Anote os números pretos e vermelhos de seu hidrômetro.
  • Em seguida, deixe o registro aberto e aguarde 60 minutos.
  • Não utilize a água durante o período de testes.
  • Depois dos 60 minutos, observe se os ponteiros do relógio estão girando e marque novamente os números.
  • Se os números mudaram, há um provável vazamento.
  • Para verificação, chame um profissional de sua confiança para efetuar o conserto.
  • Após efetuar o reparo, entre em contato com a Águas de Valadares para orientações em relação à sua fatura pelo 08003213001 que funciona por ligação e WhatsApp 24 horas por dia, sete dias da semana.

Além disso, assim que ocorre a troca, será deixado em seu endereço um folder com informações sobre a substituição efetuada.

Em caso de dúvidas, acione a Águas de Valadares pelo 0800 321 3001.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Valadares oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.