Notícia
Os integrantes da Press Trip conheceram a Águas Guariroba em Campo Grande (MS)
Mais do que imaginar, conhecer. Foi com esse objetivo que a Águas de Valadares levou um grupo formado por jornalistas e formadores de opinião a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, cidade sede da Águas Guariroba, uma concessionária do grupo Aegea Saneamento que é modelo no país. A proposta foi oferecer aos profissionais a oportunidade de vivenciarem resultados de investimentos do grupo em saneamento básico e qualidade de vida da população, já que a Águas Guariroba é uma concessão “madura”.
A programação da Press Trip começou com visita à sede administrativa, onde os convidados foram recebidos pelos diretores-presidentes Themis de Oliveira (Águas Guariroba) e Erich Wyatt (Águas de Valadares) e pelo diretor-executivo da unidade valadarense, Marcos Antunes. A comitiva também visitou outra empresa do Grupo Aegea: a Ambiental MS Pantanal, responsável pela coleta e tratamento de esgoto do estado através de uma parceria público-privada (PPP) com a Sanesul, companhia estadual de saneamento.
Os 11 convidados também visitaram o Centro de Controle de Operações (CCO) que monitora em tempo real o sistema de gerenciamento do saneamento em Campo Grande; a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o Laboratório, que asseguram a qualidade da água distribuída para a população.
Após pausa para o almoço, o roteiro foi reiniciado com visita ao Bioparque Pantanal, ao programa social Bolha de Sabão no Jardim Los Angeles (oficina de geração de renda de reaproveitamento do óleo de cozinha), e visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). No happy hour de despedida, os convidados compartilharam o encantamento com tudo o que conheceram e o desejo de verem obras semelhantes serem executadas em Valadares, o mais rápido possível.
“Achei muito pertinente essa iniciativa da Águas de Valadares, de fazer essa conexão da imprensa com a Águas Guariroba. Assim a gente pode ter uma noção de como é feito o tratamento de esgoto aqui, o tratamento de água e o que isso impacta na vida social da cidade. Foi muito pertinente esse momento, sair de Valadares em Minas Gerais e vir até aqui, em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, conhecer essa realidade e ter um pouquinho da impressão do que a gente vai ter em Valadares, em um curto espaço de tempo”, destacou a colunista do Jornal da Cidade e diretora-executiva regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Gisele Xavier.
O diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, destacou que a visita é uma forma de apresentar à imprensa de Valadares o modelo de negócio de gestão do saneamento que o grupo planeja implantar no município mineiro, realizando investimentos em melhorias, inovação e tecnologia. “Em Campo Grande os visitantes puderam ver na prática ações que estamos começando a implantar em Valadares, como o gerenciamento do saneamento através de tecnologia israelense e como isso impacta na redução das perdas de água tratada”.
Erich Wyatt, diretor-presidente da Águas de Valadares, acredita que essa troca de experiências é essencial para mostrar que o futuro do saneamento em Valadares é ser referência em Minas Gerais. “Ao apresentar nosso modelo de operação queremos que os visitantes lembrem que estamos iniciando diversos investimentos em água e esgoto na cidade para que Governador Valadares se torne referência em saneamento básico em Minas e em todo o país.
Guariroba
Atualmente, o abastecimento de água na cidade de Campo Grande chegou aos 99,9% de cobertura e a coleta e tratamento de esgoto ultrapassa os 90%. A concessão na capital sul-mato-grossense começou no ano 2000.