Notícia

Ver notícia

A Audiência foi realizada na Câmara, sexta-feira (14), às 15 horas

Os primeiros 11 meses de atuação da Águas de Valadares na cidade estão marcados com obras e entregas que já começam a mudar a realidade do saneamento básico em Governador Valadares. As conquistas foram apresentadas aos vereadores na Câmara Municipal, na sexta-feira (14), pelo diretor-presidente da concessionária Erich Wyatt e o diretor executivo Marcos Antunes, que aproveitaram a oportunidade para apresentar o cronograma de obras em andamento.


A audiência para apresentação do que foi realizado, está em execução e a realizar, aconteceu às 15 horas, atendendo a um requerimento do presidente da Casa Legislativa, Alê Ferraz e dos vereadores Sandra Perpétuo, Jepherson Madureira e Jamir Calili. Entre as pautas abordadas estavam o atual cenário do saneamento básico, previsão de expansão do saneamento, cronograma de investimentos e a intermitência no fornecimento de água para alguns bairros.


Os diretores explicaram que a concessionária está ciente da situação de intermitência pontual (em áreas específicas) no fornecimento de água e tem atuado por regiões. A ativação do reservatório do Belvedere, com capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água e atender a 15 bairros da região do Sir, é uma das ações. O reservatório será inaugurado em maio. Pelo menos 11 mil metros de redes novas estão em implantação nesta região. Na sequência, em abril, será feita a implantação de mais de 3 mil metros de rede no Santa Rita, levando melhorias significativas para o abastecimento da região.


“Quanto ao Santa Rita, vamos resolver em definitivo quando fizermos a ampliação do sistema de tratamento de água e ter maior disponibilidade de rede na região. E estamos trabalhando nisso. A implantação dessas redes reforça o sistema porque vai permitir o transporte de mais água da ETA Central para lá“, explicou o diretor administrativo, Marcos Antunes. O Santa Rita está entre os bairros que mais demandaram ações da concessionária para estabilização do fornecimento de água, juntamente com a região do Penha, Vila Isa e Sir.


Ao reforçar que as intervenções precisam ser feitas por áreas e regiões, o diretor-presidente Erich Wyatt, destacou que se concessionária fizesse todos os investimentos previstos para resolver todos os problemas em um ano ou dois, a cidade pararia. Um dos exemplos é a obra da Moacir Paleta, no São Pedro, que está recebendo as tubulações do reservatório Belvedere e vem gerando reclamações, apesar de todos os esforços da concessionária para minimizar os transtornos.


“Não é viável, prejudicaríamos o trânsito, o comércio (fazer todos os investimentos em um ano ou dois). Por isso o saneamento atua de forma progressiva, dia a dia. Não existe virada única de chave”, enfatizou o presidente, lembrando que Valadares está à frente de muitas cidades em questões de saneamento. “Estamos aqui para trabalhar, e conseguir entregar. Estamos no caminho certo”, disse, elencando entregas importantes como a do reservatório Morada do Vale que acabou com a falta de água naquela região e a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santos Dumont, nesta semana, 22 de março. Ao final, Wyatt agradeceu a oportunidade de apresentar o trabalho da empresa na cidade.

Vereadores

“Hoje eu quero utilizar a minha fala em tom de reconhecimento pelo esforço e trabalho que a Águas de Valadares está realizando na cidade. Parabéns pela efetividade e por estarem respondendo aos anseios da população. Estamos vivendo tempos de esperança, que durante 70 anos não conseguimos viver”, destacou o vereador Jhepherson Madureira.


Madureira é um dos autores do requerimento que deu origem à audiência. Segundo ele, agora, depois de três anos, está conseguindo resolver problemas e ter respostas como é o caso da instalação de filtros nos distritos de Nova Brasília e Itapinoã. Destacou também a obra de instalação do reservatório do Belvedere com intervenções na Moacir Paleta, bairro São Pedro.


“Moro no Sir e passo pela Moacir Paleta todos os dias. Está um transtorno mesmo, mas em tempos anteriores, de 15 em 15 dias eu tinha que mudar minha rota por causa de manutenções. Agora estão fazendo essa obra para resolver e sabemos que toda obra traz transtornos. A gente já consegue perceber mudanças e melhorias com a presença da empresa na cidade. Problemas de água e esgoto já existiam antes da chegada da concessionária e o município não teve condições de resolver em anos anteriores”, enfatizou.


Para o vereador Amaral do Povo disse, a reunião foi uma oportunidade para que os parlamentares esclarecessem dúvidas e apresentassem demandas. “Deixaram tudo muito claro. Agora podemos orientar a população e informar que a Águas de Valadares está comprometida com a cidade. Que as melhorias vão acontecer”, destacou.


A diretora do SAAE, Pier Angeli, destacou o diálogo aberto com a concessionária, com reuniões quase que diárias para resolver as situações da população, e o papel da autarquia que é o de fiscalizar a concessionária. “A população não está desassistida. O SAAE existe e está cumprindo o seu papel para buscar melhorarias para a população”.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Valadares é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Governador Valadares.

Intervenções no abastecimento Saiba mais
Intervenções no abastecimento

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Evolução dos Serviços Saiba mais
Evolução dos Serviços

A tecnologia empregada e os investimentos realizados fazem da Águas de Valadares um exemplo de gestão.