Notícia
Chamada de Elevatória-4, terá a função é de bombear maior volume de efluente até a ETE Santos Dumont
Em breve, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Santos Dumont vai receber mais esgoto para tratar. A Águas de Valadares está construindo uma elevatória no bairro São Pedro cuja função será a de bombear maior volume de efluente até a Estação.
Essa elevatória atenderá à sub-bacia 3 que compreende os bairros que deságuam no Córrego Figueirinha – do bairro Planalto (proximidades da BR-116) passando pelo Grã-Duquesa, Vale Verde, Esperança e Maria Eugênia até o São Pedro, onde a elevatória está sendo construída.
O engenheiro responsável pela obra, Rômulo Firmino, explica que estudos apontaram 58 pontos de lançamento irregulares ao longo desta sub-bacia, que serão interceptados e interligados ao interceptor existente. O esgoto desta área será direcionado à Elevatória 4, de onde seguirá para as demais elevatórias até chegar à ETE Santos Dumont.
“Estas interceptações eliminará o lançamento irregular no Córrego Figueirinha, de parte do esgoto valadarense, garantindo assim avanço do saneamento básico da cidade, com mais esgoto coletado e mais esgoto tratado”, explica.
Com capacidade para 110 litros por segundo, essa elevatória vai operar em caráter provisório até que seja substituída por outra, com capacidade superior a 600 litros por segundo.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!


