Notícia

Ver notícia

Investimentos em equipamentos modernos e tecnologia reduzem reflexos na captação

A Águas de Valadares colocou novas bombas anfíbias em operação no Rio Doce, nesta semana. Agora, o município conta com quatro equipamentos em funcionamento, ampliando a capacidade de captação de água em períodos de estiagem e durante as chuvas.

As bombas anfíbias são leves e flutuantes, podem ser levadas para locais mais distantes da margem e locais mais profundos do rio – em busca de pontos com água suficiente para ser captada e bombeada, oferecendo maior estabilidade na operação.

Também oferecem flexibilidade na captação, o que possibilita enfrentar tanto a seca quanto o aumento do nível da água em épocas chuvosas, já que podem ser recolhidas para não serem arrastadas pelas enxurradas. O motor da bomba anfíbia fica submerso.

Segundo Clecio Silva, coordenador de Eletromecânica na Águas de Valadares, “as bombas também são mais eficientes em termos energéticos e possuem tecnologia de ponta, o que contribui para a sustentabilidade e melhor aproveitamento dos recursos hídricos”.

A ativação da nova bomba reforça o compromisso da concessionária em investir em soluções modernas para assegurar o fornecimento de água potável com qualidade e confiabilidade para a população de Governador Valadares.

Em conjunto com a bombas foi instalada nova tubulação de grande diâmetro para ampliação da capacidade de transporte da água do Rio Doce até os tanques de tratamento.

Plano de Prevenção à Seca e Estiagem no Sistema de Captação de Água

Com o propósito de assegurar a continuidade do abastecimento público durante períodos críticos de estiagem, foram implementadas melhorias estruturais e operacionais no sistema de captação de água.

Além de flutuantes dotados de bombas anfíbias, foram construídas linhas independentes de adução, permitindo maior flexibilidade operacional e mitigando o risco de desabastecimento.

Além dessas ações, foi realizada a adequação completa do sistema elétrico, possibilitando que cada bomba opere de forma independente. Dessa forma, quando é necessário realizar manutenção em uma das unidades, as demais permanecem em funcionamento, assegurando o abastecimento contínuo e prevenindo interrupções no fornecimento de água à população.

Essas melhorias elevam a eficiência do sistema, garantindo maior segurança hídrica e minimizando os impactos decorrentes de períodos prolongados de seca.

Águas de Valadares – Estamos aqui por você

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios e documentos de interesse público da Águas de Valadares.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Página Inicial Saiba mais
Página Inicial

Intervenções no abastecimento Saiba mais
Intervenções no abastecimento