Notícia

Ver notícia

Com inovação e tecnologia, concessionária leva água de qualidade para a casa dos moradores e inicia obras para tratamento de esgoto

Água na cidade é nossa prioridade. É assim que a Águas de Valadares tem movimentado vidas em Minas Gerais. Os primeiros 100 dias de operação da concessionária ajudaram a transformar a realidade de muitas pessoas e começa a mudar a história do saneamento em Governador Valadares.

O dia 22 de março de 2024, Dia Mundial da Água, foi um dos marcos da mudança, com a assinatura do contrato de concessão. A operação plena da Águas de Valadares começou em 1º de abril. Desde então, a cidade tem sido o foco da dedicação de mais de 250 profissionais, trabalhando na missão de levar o melhor serviço de água e esgoto para a população, que enfrentava desafios com oferta limitada de água e frequentes problemas de abastecimento, além de não possuir tratamento adequado de esgoto.

A área de Operações da concessionária iniciou uma revolução no sistema existente: adquiriu novos equipamentos, inclusive reservas, trazendo maior segurança operacional, melhorou a captação de água bruta com a ativação, reativação e elaboração de novos sistemas de balsas e iniciou a setorização dos sistemas, instalando registros, ventosas e válvulas reguladoras e controladoras de pressão.

A capacidade para produção de água aumentou 27% (882 mil litros de água a mais por hora) nos primeiros cem dias de operação da Águas de Valadares. Resultado que veio através das melhorias realizadas pelas equipes na captação, nas estações de tratamento de água, reservatórios e redes de distribuição, elevando a segurança na regularidade do abastecimento para a população.

“Esses 100 primeiros dias marcam o início dessa grande jornada rumo a uma Governador Valadares 100% saneada, com água e esgoto tratados para toda a população. Seremos incansáveis na busca desse objetivo, levando, assim, mais qualidade de vida e dignidade aos valadarenses”, afirma o diretor presidente da concessionária, Erich Wyatt.

Para a moradora do Sertão do Rio Doce, Cristiana Gomes da Silva, ter água em casa todos os dias é um alento. “Já ficamos três meses sem água nas torneiras. O banho era regrado e a situação muito difícil porque fome a gente até aguenta, mas sede não”, compara. A dona de casa lembra que antes das intervenções feitas pela Águas de Valadares para melhorar o abastecimento na região, frequentemente a água só chegava através de caminhão-pipa. “Era uma luta. Agora cai na caixa a noite toda e a gente sabe que vai ter água nas torneiras o dia todo”.

Kátia Alves da Rocha, moradora do Jardim do Trevo, também comemora. Por causa da constante falta de água, há nove meses ela se mudou da rua 16 para a rua 10 que fica na parte mais baixa do bairro. “Mas a situação só melhorou mesmo após a chegada dessa empresa nova aí (Águas de Valadares). Agora, se falta água, é por causa de alguma obra e a gente fica sabendo através de rádio, televisão, vizinhos. E a noite já cai. Melhorou demais”.

Qualidade e eficiência nos serviços

A transformação também pôde ser notada no dia a dia das manutenções nas ruas de Valadares: mais de 20 mil ordens de serviço foram executadas em cem dias. A agilidade é uma das marcas do trabalho dos engenheiros da ordem da Águas de Valadares. Com inovação e tecnologia, busca sempre que as intervenções nas ruas sejam menos invasivas para o pavimento, através do método não destrutivo, e de rápida resolutividade com valas abertas e fechadas preferencialmente no mesmo dia, reduzindo o perigo de acidentes.

Para as ações diárias que envolvem serviços de manutenções em redes de água e redes de esgoto, ligação nova, pavimentação, desobstrução de tubulações de esgoto, substituição de rede, entre outros, a concessionária conta com caminhões basculantes, retroescavadeiras convencionais e com prolongadores, caminhões tipo hidrovácuo e valetadeiras, estando preparada para atendimento das mais diversas demandas.

Em serviços, a rede coletora existente na cidade também recebeu investimentos, sendo substituídos cerca de 2,6 mil metros de rede água e esgoto. Mais de 2,2 mil desobstruções de rede de esgoto já foram realizadas e a população tem agora a tecnologia de um caminhão hidrovácuo como aliado nas ações de manutenção na tubulação de esgotamento sanitário.

Uma nova loja de atendimento foi inaugurada pela Águas de Valadares para receber a população com mais conforto e comodidade. Estar próximo da comunidade é uma das prioridades da concessionária. O atendimento presencial recebeu mais de 10,6 mil clientes em cem dias, o call center atendeu mais de 24 mil chamados e o atendimento online (WhatsApp) contabiliza mais de 18 mil interações.

Esgotamento sanitário

Com relação ao esgoto o cenário já começou a mudar em Governador Valadares. O bairro Vale Pastoril IV está recebendo obras de instalação de rede de esgoto e será a primeira região do município a ter o efluente tratado. A Águas de Valadares lançou a pedra fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto que será construída e entregue até meados de dezembro. O Vale Pastoril IV é uma área de ocupação que começou a ser regularizada pelo município e uma das primeiras ações para levar dignidade aos moradores é através do saneamento básico.  

“É mais uma conquista. Primeiro recebemos luz, e agora é água e esgoto. A Águas de Valadares está trazendo a maior vitória para todos nós, que é dignidade e saúde. É um sonho realizado”, disse a moradora Jane de Oliveira.

Para o diretor executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, os primeiros 100 dias da concessionária foram um período marcante. “Estamos ajudando a transformar Governador Valadares em um modelo de referência em infraestrutura de saneamento. Com foco em inovação e tecnologia, iniciamos obras cruciais de tratamento de esgoto e melhoramos significativamente o fornecimento de água para a população. Este marco não apenas elevou a qualidade dos serviços prestados, mas também reforça nosso compromisso em proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os moradores e posicionar nossa operação como um destaque no estado de Minas Gerais”.

Responsabilidade Social

As lideranças comunitárias também ganharam mais espaço na gestão do saneamento de Valadares. A empresa lançou o Programa Afluentes, um canal direto de relacionamento com a comunidade através dos líderes de bairros. Atualmente 89 líderes aderiram ao programa e foram 618 atendimentos de demandas repassadas por líderes comunitários e stakeholder entre abril e junho.

Ademar Rosa, presidente da Associação do bairro Turmalina, está feliz com o canal de comunicação com a concessionária. “Esse canal é muito importante porque encurta caminho, agiliza para as demandas serem atendidas. Eu já consigo ter um acesso melhor e retorno mais rápido, com o Afluentes, será ainda mais fácil”, explicou.

Compartilhar:

Veja Também

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS Saiba mais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades, e o seu compromisso também se estende ao tratamento...

Evolução dos Serviços Saiba mais
Evolução dos Serviços

A tecnologia empregada e os investimentos realizados fazem da Águas de Valadares um exemplo de gestão.

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Estes Termos Gerais de Uso de Sites e Aplicativos da AEGEA (“Termos”) são aplicáveis à utilização do(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s) da AEG...

Qualidade da Água & Regulamento de Serviços Saiba mais
Qualidade da Água & Regulamento de Serviços

Aqui você encontra os relatórios e documentos de interesse público da Águas de Valadares.